sexta-feira, 12 de junho de 2009

5- Ondas Azuis

cont...

Foi de Charcot a sugestão da mudança do nome da enfermidade de “shaking palsy” – paralisia agitante – para Maladie de Parkinson, (Parkinson’s Desease) em homenagem à descrição clássica de James Parkinson.

Pesquisa de Lia:
Como “os brasileiros herdaram dos portugueses o seu amor às coisas francesas... Por quase cinco séculos, a influência francesa sobre o Brasil deu-se em todas as áreas. Praticamente não houve arte, ciência ou conhecimento em que a cultura francesa não esteve presente entre nós” (Voltaire Schilling).

A influência francesa sobre Portugal e Brasil deve ter inspirado a tradução do nome da patologia para Mal de Parkinson.Tudo leva a crer, portanto, que tiraram o mal da Maladie francesa.

A tradução de maladie de Parkinson para Mal de Parkinson (e não doença de) tende a acentuar o preconceito contra o portador da DP, no Brasil. A palavra Mal, em muitas culturas, é um termo amplamente utilizado para descrever atos, intenções e pensamentos moralmente negativos ou desumanos.

Em algumas religiões o mal é uma força ativa, muitas vezes personificado numa entidade como Satanás ou Diabo, ou seus equivalentes. Por isso, numa sociedade profundamente cristã e maniqueísta como a nossa, o Mal (de Parkinson ou de Alzheimer) adquire conotação mais negativa, que resulta em maior discriminação e preconceito, do que o dirigido a portadores de muitas outras doenças.

Entretanto, atualmente, a tendência de médicos, em seus artigos, monografias e no contato com seus pacientes – e dos Pks, sobretudo, os que participam de associações, é a de empregar mais a expressão Doença de Parkinson. Ou Parkinson simplesmente. Pena que a imprensa não colabora, ela insiste no mal.


Do Dicionário Aurélio. Só para ilustrar
Doença
Med. Denominação genérica de qualquer desvio do estado normal.
Med. Conjunto de sinais e/ou sintomas que têm uma só causa; moléstias
Fig. Mania, vício, defeito:

Mal
Maligno, maldade, má energia, maléfico, moléstia, estado mórbido, calamidade, epidemia.
cont...
Revisou: Caíque Rodrigues

Um comentário: