sexta-feira, 7 de agosto de 2009

10 - Ondas Azuis




Cont....

Na Associação era preciso, entre outras coisas, fazer o registro em cartório, elaborar o estatuto, atender os novos Pks. Nesse meio tempo, pôde-se observar o que uma frágil economia, aliada ao descaso de uma política de saúde pública (ano 1995), pode fazer com uma população carente, impossibilitada de adquirir os (caros) medicamentos para doenças neurológicas em geral, e para Parkinson em particular. A APC começou a ser muito requisitada por esta população, mas não podia fazer nada por ela, ou quase nada.

[Erro de edição: o parágrafo seguinte não havia sido devidamente inserido na Onda 3].

Lia, nesta época, estava dirigindo um bar noturno com espaço para exposição de artes plásticas, sebo, palco para teatro, shows, além de um cardápio extenso. Muito trabalho.


Lia continuava a trabalhar, mas já sem o estímulo necessário para dirigir um espaço tão amplo, que demandava atenção total. Além disso, num sábado de reunião estressante na APC, logo após chegar a casa teve a primeira amostra do que é discinesia e sentiu, aterrorizada, o que o ator norte-americano, também parkinsoniano, Michael Fox tão bem expressou: "Naquele dia, o meu cérebro estava a anunciar que começara a divorciar-se da minha mente."

Só muito depois soube que aqueles constrangedores movimentos involuntários foram provavelmente causados pela uso inadequado da levodopa.

Ainda falta uma explicação fisiológica válida para discinesia induzida por L-DOPA (DIL). Define-se DIL como uma hipercinesia das extremidades ou tronco em associação com a administração de L-DOPA. Muitas vezes, estes são movimentos coreiformes (torções, giros), mas a DIL também pode manifestar-se como distonia (contrações musculares involuntárias padronizadas e sustentadas).

Lia já não sabia o que era mais importante na sua vida. Ela queria saber mais sobre a doença. Com o início da uma série de exagerada discinesia ela já não conseguia trabalhar direito e à medida que perdia o equilíbrio perdia o controle de tudo, até perder o espaço...e o capital investido.

cont...


wilmamonteiro@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário